terça-feira, 23 de outubro de 2012

Eleição 2012


                           Projeto Educacional


                                                 Público Alvo:  5° e 4°ano

 Escola: E.M. Governador Mário Covas

Introdução: O projeto tem como compromisso desafiar à criatividade, a crítica, mostrando a importância do ato de votar.

Áreas do Conhecimento: 
  • Língua Portuguesa : leitura e escrita informal, elaboração de discurso e produção de textos;
  •  História: história das eleições; 
  • Matemática: números dos candidatos.
Objetivos Geral: 

  • Estimular de forma crítica o conceito que os alunos tem sobre o voto;
  • Desenvolver a cidadania;
  • Construir o conceito de democracia, eleição, voto, título de eleitor;
  • Debater assuntos: como vai sua cidade;
  • Valorizar a importância do voto.
 Pedagógicos:

  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver e estimular a expressão corporal.
 Tecnológicos:
  • Utilizar os recursos da barra de ferramentas do processador de texto:
          - Alterar configuração de páginas;
          - Inserir imagem; 
          - Inserir letra, mudar cor e tamanho da fonte.
  • Programa de Pintura:
          - Criação

  • Planilha Eletrônica:
          - Criação de gráficos.

  • Utilizar recursos de internet:
         - Pesquisar


 Recursos: Computadores, Datashow e Dvd.

Desenvolvimento: Roteiro do Projeto

  • Definição do projeto;
  • Roda de conversa: explicação sobre o projeto e processo de eleição no Brasil;
  • Elaboração das etapas;
  • Processo de filmagem: divulgação do vídeo em sala;
  • Eleição.
1ª etapa: Pesquisa na internet 
• Quais são as obrigações e deveres do prefeito; 
• Quais são as obrigações e deveres do vereador.

2ª etapa: Escolha do cargo 
• Criar um partido; 
• Criar uma legenda; 
• Criar uma coligação. 

3ª etapa: Criação e Preenchimento 
• Criação da cédula de votação; 
• Preenchimento do título. 

4ª etapa: 
• Criação da proposta de trabalho; 
• Gravação da proposta de trabalho.

5ª etapa: Eleição Interna 
Escolha da sala: 
• Candidato para prefeito; 
• Candidato para vereador. 

6ª etapa: Eleição 

7ª etapa: Divulgação do Resultado 
• Realizada por meio de gráficos. 

8ª etapa: Filme (Formiguinhas) 
• Esse filme além de falar sobre ética é uma crítica ao sistema dos governos, mostra trabalho em equipe e de companheirismo.

Avaliação:

•Verificação da participação dos alunos nas atividades coletivas; 
• Realização das atividades propostas no projeto.


FOTOS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO



Criação da cédula e título de eleitor
Trabalho solicitado pela mediadora Andreza

Criação das propostas

Um comentário: