sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A informática como ferramenta de incentivo ao ensino-aprendizagem



         A informática como ferramenta de incentivo ao ensino-aprendizagem

                                    

                                 


Andreza Rosa dos Santos
Taciane Maris de Oliveira Martins

·                    Andreza Rosa dos Santos – Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena em Pedagogia. Mediadora do Programa Informática Educacional no município de Lorena, que se dá em parceria entre a secretaria de Educação e a empresa Planeta Educação.

·                    Taciane Maris de Oliveira Martins – Cursando a faculdade de Ciência da Computação. Mediadora do Programa Informática Educacional no município de Lorena, que se dá em parceria entre a secretaria de Educação e a empresa Planeta Educação.

Palavras- Chave
Informática – Alfabetização – Ensino-aprendizagem

A informática tem um grande papel na sociedade atual, ela vem passando por varias mudanças principalmente na área da educação, tornando-se um dos instrumentos de auxílio no processo ensino-aprendizagem. Segundo Valente (1999), o computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como ferramenta para ensinar. A informática educacional é um instrumento tecnológico necessário, pois vem acrescentar no processo ensino aprendizagem ao mesmo tempo em que promove a inclusão digital.
O principal objetivo da informática educacional é criar um elo entre as atividades em sala de aula que se estende nos laboratórios de informática, utilizando da proposta curricular de cada ano.
Segundo Marçal Flores (1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim, ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”.
            Os alunos que nasceram na segunda metade da década de 90 em diante, são chamados de geração Y, pois esses têm acesso ao conhecimento e a informação, pois nasceram em um período totalmente informatizado, com acesso a internet, podendo interagir a qualquer assunto. Os professores ocupam espaço sendo mediadores do processo de aprendizado. A informática educacional é um grande aliado no processo de aprendizado e na construção da cidadania, serve como um reforço do processo de ensino tradicional. A tecnologia serve como uma ferramenta de apoio no qual os alunos desenvolvem os conteúdos pedagógicos de uma forma mais dinâmica e prazerosa, usando a criatividade, habilidades e apresentando um maior interesse em desenvolver o conteúdo proposto. “Cada vez mais cedo as crianças estão em contato com as novas tecnologias. Este fator pode trazer consigo mudanças nos modos de comunicação e de interação. Estas mudanças podem ser positivas, desde que aconteça uma re-contextualização das habilidades comunicativas.” (Avala,2003).
            O computador é um recurso que veio para facilitar a fase de alfabetização para os professores, pois se trata de uma ferramenta que vem para ampliar e integrar o conhecimento de uma forma mais detalhada e acessível a todos, tornando-se atraente, moderno e interativo. Na fase da alfabetização é evidente e notório o grande vinculo que as crianças têm com o computador, pois de uma maneira geral ele atrai e prende a atenção delas de forma que se interessem pelas aulas sendo um fator positivo para o processo de aprendizagem.
            A alfabetização com o computador acontece por etapas obedecendo aos processos de avanço de cada aluno. É necessário seguir uma sequencia de processos já que a aprendizagem pode ser comparada a um quebra cabeça, onde cada peça representa uma disciplina, um conhecimento, uma memória. A informática se torna muito presente e utilizada com os recursos que acompanham o conhecimento e tem a facilidade em fornecer informações de modo rápido, eficiente, confiável e em grande quantidade, com a possibilidade multidisciplinar do conhecimento incentivando o aluno a desenvolver uma visão sistêmica do processo de aprendizagem e com isso fornecer mais informações para o aprimoramento do sistema pedagógico.

Referências

DALL’ASTA, Rosana Janete. A transposição didática no software educacional. Passo Fundo: UPF, 2004.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecnologia da informática e comunicação na educação. Curitiba: IESDE, 2006.

Bernardi, Solange Teresinha. Utilização de Softwares Educacionais nos processos de alfabetização, de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU, 2010




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